:: HOME :: ATIVIDADES :: COMO CHEGAR :: FALE CONOSCO :: MEIO AMBIENTE :: A CIDADE ::

Cadastre seu e-mail
para receber noticias.
e-mail
Cadastrar
Cancelar

O Bosque dos Beija-Flores/Pousada & SPA

MEIO AMBIENTE

O Projeto do Santuário Ecológico Bosque dos Beija-Flores é o resultado de um sonho que surgiu em São Thomé das Letras – MG em 1999 e congrega diversos pensamentos e idéias que tem como objetivo a preservação do meio ambiente, recuperando áreas degradadas pela ação humana ao longo do tempo, protegendo os mananciais de água e apoiando a difusão de responsabilidade sócio-ambiental junto às comunidades.

Em 2004, foi dado um passo fundamental para criar as bases de sustentação econômica do projeto, com a criação da Pousada & Restaurante e no mês de março de 2011 iniciou-se a operação dos serviços de SPA. O Bosque dos Beija-Flores / Pousada & SPA ocupa cerca de 1% da propriedade cujo território compreende aproximadamente 120 hectares de terras continuas na montanha do Cantagalo e dentro da APA – área de proteção ambiental de São Thomé das Letras, onde o projeto tem sua base de ação.

A equipe é composta por profissionais experientes e orienta e explica como é desenvolvido o trabalho de recuperação e preservação das áreas.
Nossas trilhas percorrem as áreas de matas e nascentes do projeto recuperadas através do re-plantio de árvores nativas, mostrando a diversidade de nossas paisagens compostas de campos de altitude, cerrado e mata atlântica.

Disponibilizando o espaço para escolas, associações e grupos de estudantes de todos os níveis e idades, como parte de nossa colaboração à causa pelo meio ambiente.Outro pilar de sustentação do projeto é a produção de alimentos sem agrotóxicos, que é realizada em nossa propriedade do Caí, distante a 18 km da área de recuperação no Cantagalo.
Entre os produtos temos: arroz, feijão, café, milho, mandioca, frutas, legumes e hortaliças, etc. que são utilizados, de acordo com a sazonalidade, na elaboração das refeições servidas em nosso restaurante na pousada.

Temos, também, implantado um apiário que produz mel orgânico de puríssima qualidade.
As abelhas são agentes polinizadores que muito contribuem na recuperação das áreas contempladas pelo projeto.

Desde a implantação e execução em 1999, conseguimos atingir os seguintes resultados:

FLORA
Árvores cujas mudas foram produzidas e plantadas no Bosque até Maio 2011 – 19.000 mudas de espécies nativas

Angico branco, açoita-cavalo, aratcum, araucária, candeia, candeia cambará, cássia fedegosa, capixingui, cedro rosa, dedaleira, eritrina, esponjinha, goiaba, guatambu, guapuruvú, ipê-amarelo, ipê-rosa, jatobá, jacarandá, óleo de copaíba, pau-jacaré, pau-ferro, peroba-rosa, pitanga, paineira, sibipiruna, sangra d’agua, sansão do campo, sobrasil, sucupira, entre outras.

3.000 mudas de espécies exóticas (frutas e paisagísticas)

Hibíscus, alamandas, pingo-de-ouro, cipreste, hortensias, tuias, santa bárbara, jacarandá mimoso, flamboyant mirim, escumilha, tumbergia, fuccia, lagrima de cristo, lanterna japonesa, manga, limão cravo, amora, ameixa, banana, beijo, laranja, caqui.

FAUNA
Espécies que retornaram à área como conseqüência do trabalho de recuperação ambiental.

Mamiferos:
lobo guará, cati, tamanduá, tatu, irara, sauá e mico-estrela.

Aves:
bem–te–vi , seriema, jacu, saracura, alma de gato, tucano, maritaca, gavião, acauã, carcará, canário da terra, rolinha, trinca ferro, beija-flor, sanhaço, noivinha, tico-tico, coleirinha, sabiá-laranjeira, japu, entre outros.

Esse trabalho de recuperação e plantio criou a base para a transformação do lugar, fazendo de pedra e areia, em verde e em flores… em VIDA!
Somos conscientes de que por mais que tenhamos feito e estejamos fazendo, há muito por que fazer e realizar. Com a ajuda e espírito de colaboração de nossa equipe, com vontade e otimismo, continuamos em frente, procurando fazer diferença...!
A Amannhágua é nossa parceira no reflorestamento e defesa da preservação dos mananciais de água. Visite o site www.amanhagua.org

Projeto do Santuário Ecológico Bosque dos Beija-Flores / Julho de 2011

ACOMODAÇÕES
GASTRONOMIA
SPA
OUTRAS INSTALAÇÕES

Copyright 2002 - Bosque dos Beija-Flores - Todos os direitos reservados